
CLUBE DO LIVRO
com Henrique Bianchini
O que é?
O Clube é um conjunto de grupos de estudo voltados à pesquisa sobre a história das Danças Vernaculares estadunidenses (Street Dances, Jazz Vernacular, Tap, Modern Jazz Dance, etc.) a partir da leitura de livros especializados sob a curadoria e orientação do pesquisador Henrique Bianchini.
Como funciona?
Cada grupo se reúne virtualmente em encontros semanais que contam com uma palestra do orientador, trazendo material histórico, contextualização e informações complementares sobre o conteúdo da leitura da semana, mais um bate-papo entre as/os participantes da turma.
Quanto dura?
Os livros são estudados por alguns meses, com tempo suficiente para que as obras sejam profundamente compreendidas e analisadas pelo grupo, contando com sugestões do orientador sobre práticas eficientes de tradução, leitura, pesquisa complementar e fichamento do conteúdo.
É sobre dança. Mas também é sobre história, sociedade, cultura, ciência, espiritualidade e vida. E, acima de tudo, sobre como a dança nunca é feita de passos, mas sim, de pessoas. É dança para além das linhas.
Quais são os livros?
Até aqui, já tratamos quatro livros diferentes, além de três artigos científicos. Mas a lista segue aumentando, conforme as turmas vão completando as leituras. Confira quais livros estão sendo lidos nesse momento e quais serão oferecidos nas próximas turmas.
Jazz Dance: The Story of American Vernacular Dance
Marshall & Jean Stearns
Underground Dance Masters:
Final history of a forgotten era
Thomas Guzman-Sanchez
Jookin: The rise of social dance formations in African-American culture
Katrina Hazzard Donald
Can’t Stop Won’t Stop:
Youg Adult Edition
Jeff Chang & Davey D
Funk: The music, the people, and the rhythm of the one
Rickey Vincent
Jazz Dance: A History of the Roots and Branches
Lindsay Guarino & Wendy Oliver
Perguntas frequentes!
Ficou alguma dúvida? Confira se a sua pergunta já não está aqui embaixo.
Os livros são em inglês?
Até aqui, todos os livros que estudamos são em inglês. Como o foco das nossas pesquisas são justamente as danças dos EUA, a grande maioria do material mais valioso sobre esse assunto foi escrito em inglês e ainda não têm tradução. Além disso, parte dos valores agregados do Clube está justamente no fato de que tentamos desenvolver o hábito da leitura científica, inclusive em outro idioma, fazendo uso de ferramentas para nos auxiliar. Obs.: A maioria das pessoas que passaram pelo Clube até aqui não domina o inglês. E boa parte dessas pessoas, nunca tinha lido um livro em outro idioma antes.
E eu tenho que comprar os livros?
Só se você quiser. Todo mundo que participa dos grupos recebe o livro que será lido em formato digital para ler no computador, tablet, leitor de e-book ou até mesmo no smartphone.
Os encontros ficam gravados?
Sim! Todos os encontros pelo Zoom são gravados e ficam disponíveis para o grupo por um mês, podendo ser assistidos quantas vezes quiserem .
A gente recebe os slides?
Não! O plano é que todo mundo esteja presente e com a atenção totalmente dedicada às palestras. Portanto, para ter o exato conteúdo dos slides, só tem um jeito, copiar ou tirar printscreen.
Quais são os pré-requisitos pra participar?
Os principais pré-requisitos são a disposição e a disponibilidade (tanto para os encontros, quanto tempo disponível para ler e estudar) e o acesso a um computador ou smartphone e à internet. O domínio do inglês facilita a leitura, mas não é pré-requisito para participar.
É de graça?
Não. Não é de graça. Eventualmente, são oferecidas bolsas de estudo parciais ou integrais em condições específicas. Mas a oferta dessas bolsas não é regular e não obedece a regras fixas.
Posso entrar em qualquer grupo ou tem uma ordem específica?
É possível ingressar em qualquer grupo, independente de qual livro será lido. Ainda assim, há uma ordem sugerida para ler os livros. Essa sequência, além de mais motivante, segue uma linha cronológica, o que ajuda a compor a contextualização para cada parte dos estudos. Mas, novamente, não é necessário ler os livros nessa ordem sugerida.
Henrique Bianchini?
Conheça um pouco melhor o condutor dos estudos
Profissional da Educação Física pela UNESP, Henrique Bianchini é pesquisador da cultura Hip Hop e das Danças Vernaculares Afro-estadunidenses há quase 25 anos. Atua como professor e palestrante nos principais eventos ligados a estas manifestações no Brasil, além de atuar como professor de Hip Hop Dance na Casa da Dança Tati Sanchis em São Paulo há quase 20 anos. É cocriador do aplicativo Next Move, do podcast Pé na Orelha e do curso de aperfeiçoamento para professores, Class Masters. Há mais de um ano coordena os estudos dos grupos do Clube do Livro.

Pra saber mais, preencha o formulário abaixo que eu te direciono para uma página com mais informações.